quarta-feira, 17 de setembro de 2014

"O BRASIL SÓ MUDARÁ COM EXEMPLOS COMO DIVINOLÂNDIA"

         Com esta frase, o Professor Dr. Newton Kara José, da UNICAMP, PHD em oftalmologia , justificou a nota máxima à dissertação de mestrado de Maria Cecília Machado: "Percepção dos Usuários, profissionais de saúde e gestores sobre o serviço oftalmológico do Hospital de Divinolândia - São Paulo". Ele ainda acrescentou que, num país como o Brasil, onde a saúde é ignorada e mal gerida, este hospital é um exemplo único e que a população precisa saber que existe boa saúde no país; que o ruim só poderá ser cobrado se o bom for conhecido e que o desafio da mídia será expor este trabalho.

         Não foi surpresa para ele, nem para a banca, que o resultado da pesquisa da mestranda mostrasse quase 100% na satisfação dos usuários e médicos. O Hospital de Divinolândia atende 16 municípios da Região de São João da Boa Vista, com consultas e cirurgias gratuitas. E mais: oferece a ÚNICA ÓTICA PÚBLICA DO PAÍS, com a doação de 400 óculos (lentes e armações) mensais. Integravam a banca os professores drs. Regina S. Carvalho e José Paulo Cabral de Vasconcellos, que já foi residente do hospital e confirmou o pioneirismo e o alto grau de satisfação de todos os envolvidos, frisando que considerava exemplar a doação de óculos.

         Dr. Newton ressaltou ainda a parceria com a UNICAMP, que é muito importante para os médicos residentes, e que é a instituição de saúde mais eficiente no Brasil, pois é extraordinariamente bem gerida, com 95% dos atendimentos pelo SUS. A área de oftalmologia do Hospital não ostenta grandes prédios, mas é formada por grandes pessoas.

         Basta pesquisar na Internet para saber um pouco mais do Professor Dr. Newton: "desde 1977 na UNICAMP, a história do professor titular e Chefe de Departamento da Oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas se mistura com a evolução do próprio Departamento. Pai de um dos projetos mais bem sucedidos do país, que é o Projeto Catarata". O texto continua, mais adiante: "é um dos fascinantes personagens que fazem parte dos 40 anos de história da UNICAMP". Um de seus trabalhos mais recentes é o livro "Preservação da Visão e Prevenção da Cegueira”, lançado no Congresso Brasileiro de Oftalmologia.

MAIS SOBRE O HOSPITAL

         O Hospital de Divinolândia, Hospital Regional Adhemar de Barros, integra o CONDERG, Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo de São João da Boa Vista, que atende 16 municípios, com 469.295 habitantes. É presidido por um prefeito, eleito pelos demais; atualmente, Emílio Bizon Neto, de São Sebastião da Grama, reeleito pela segunda vez. Com 227 leitos, presta assistência médica hospitalar gratuita em regime de emergência e internação, clínica e cirúrgica, dando retaguarda de atendimento primário e secundário na área de saúde. Além disso, realiza procedimentos de pequena e média complexidade.

         Desenvolve também um atendimento de excelência para 150 portadores de necessidades especiais, com deficiências físicas e mentais crônicas. Residentes no local com cuidados médicos e psicológicos, contam com oficinas de artes, música e TO. Mais recentemente têm sido selecionados para prestação de serviço remunerado no próprio hospital.

         Diante do quadro lamentável em que se encontra a saúde no Brasil, o Hospital de DIVINOLÂNDIA oferece um modelo exemplar e exequível de atendimento, gestão e cuidado com o cidadão. Com 22 anos de autogestão eficaz, a pergunta que o Professor Dr. Newton Kara José deixou no ar deve ser interpretada como algo mais do que o eco de palavras vazias: por que este hospital funciona e muitos outros não?

Cida Cilli

 
<<Volta
Hospital Regional de Divinolândia
Av.: Leonor de Barros Mendes, 626 - Centro - Divinolândia - 13.780-000
Fone: (19) 3663-8000
by Studio Computadores  
adm 2007/ 2014